quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dieta Dukan: minha experiência.

Postado por Veronica Carrerette às 14:03
Boa tarde, meninas! Como vão vocês?
Como prometido no último post, hoje eu vou contar minha experiência com a famosa divisoras de opiniões do mundo das dietas: a Dieta de proteínas do doutor Pierre Dukan.

Mas antes, aí vai um resuminho da dieta, para quem ficou curioso. Deixo claro que não estou incentivando ninguém a segui-la, só quero informar as pessoas.

É uma dieta bem cheia de regrinhas, muito restritiva, mas que promete(e cumpre, na maioria dos casos) um emagrecimento rápido e sem ganho de peso posterior. Composta de 4 fases, restringe severamente a alimentação a proteínas puras e, progressivamente, reinsere carboidratos e lipídeos, de acordo com sua perda de peso.

ATAQUE:
Duração de 1 a 7 dias, de acordo com a sua necessidade de perda de peso, que você pode fazer no site oficial da dieta Dukan. Composta somente por proteínas.

CRUZEIRO:
Essa fase dura até você atingir seu peso ideal. É feito o rodízio entre dias de PP(proteína pura) e PL(proteína+legumes e verduras).

CONSOLIDAÇÃO: 
Calculada de acordo com sua perda de peso(10 dias para cada quilo perdido). Insere porções de frutas, pão integral, arroz, feijão e também 1-2 refeições de gala por semana. Porém é obrigatório fazer um dia de proteínas puras toda semana.

ESTABILIZAÇÃO:
Dura pela vida toda. A alimentação volta a ser livre, porém recomenda-se manter uma vida saudável e sem exageros. Deve-se sempre praticar o dia de proteína pura toda semana, para manutenção do peso.

Em todas as fases, o Dr. Dukan deixa clara a obrigatoriedade de exercícios físicos leves(caminhadas 20-30 minutos por dia), o consumo diário de 2L de água e farelo de aveia(em quantidades específicas para cada fase).


Bom, feito um resumo de como é essa dieta, vou contar como foi comigo.
Me interessei por ela a uma semana, depois de uma aula de Bioquímica na faculdade, onde o professor explicou o mecanismo usado nesse tipo de dieta. Pesquisei, li o livro escrito pelo Dr. Pierre(Eu Não Consigo Emagrecer) e decidi fazer.
Porém na sexta-feira(08), comecei a sentir dores na barriga e meu intestino ficou todo maluco, e isso tá durando até hoje. Mesmo assim, resolvi começar a dieta na segunda. O dia foi bem difícil, senti um pouco de fome e desânimo. No almoço comi peixe e ovo, o que não me satisfez nem um pouco e meia hora depois, meu estômago já estava roncando.
A tarde, devorei várias fatias de peito de peru... e continuava com fome.
A noite exagerei no sal sem querer na preparação da carne, o que me deixou muito cheia. Acho que isso prejudicou bastante a perda de líquido retido.

Na terça-feira, continuei passando mal mas não desisti da dieta, apesar de não ter visto nenhuma alteração no peso(a maioria das pessoas que fazer a dieta vêem uma redução já no primeiro dia). Fui para a cidade onde faço faculdade mas não consegui ir às aulas, pois não tinha forças pra sair de casa e precisava visitar o banheiro regularmente(rsrs).

Ontem, minha mãe me fez voltar pra casa e me convenceu a parar a dieta, pelo menos até melhorar dessa infecção intestinal louca. Até então não havia visto nenhuma alteração no peso, o que é muito estranho, já que além do peso que perderia com a dieta, também deveria estar emagrecendo por conta do mal que estava passando. Voltei a comer direitinho, mas regradamente e hoje de manhã acordei com um quilinho a menos. Não acreditei muito nessa perda, deve ter sido por causa do líquido retido que eliminei. Em todo caso, deu pra perceber que uma alimentação saudável fez mais efeito do que uma restritiva.

O curioso é como o nosso corpo reage a esses períodos de "vacas magras" das dietas restritivas. Ontem, quando voltei a consumir porções de carboidratos, sentia uma fome absurda, até mesmo depois de uma refeição bem feita. Estranho, né?? Isso é meu corpo me "dizendo" pra comer enquanto tem, porque amanhã pode faltar. E isso é péssimo para quem quer emagrecer, já que o corpo tende a armazenar essa energia em forma de gordura, ao invés de gastá-la nas atividades físicas.


CONCLUINDO:
Eu não condeno e nem recomendo a dieta Dukan. Pra algumas pessoas funciona, para outras não. Não digo também que não funcionou comigo, já que fiz apenas 2 dias. Mas acho que não vou voltar a fazê-la. Estou me sentindo bem começando a RA e acho que uma dieta que te restringe de nutrientes não é a melhor forma de emagrecer com saúde.

Beijos pra todas as magrelas que passam por aqui! Beeeijos :D

4 comentários:

Aline Canteiro on 15 de agosto de 2014 às 04:35 disse...

Oie! Passando pra retribuir a visita e conhecer seu cantinho!
Também nunca me dei bem com dietas restritivas!
Que bom que você já está melhor!
Cuide-se! Beijos e um fim de semana maravilhoso!

by Daia on 15 de agosto de 2014 às 14:19 disse...

Olá amiguinha

Vim retribuir sua visita... Muito obrigada!!

Parabéns pelo blog, e por trazer notícias interessantes como desta Dieta.

Ainda bem que vc desistiu dela, já pensou se tivesse continuado??

Bom, vamos seguir firmes na Ra...

bjs pra ti
Até

Debora Moura on 18 de agosto de 2014 às 09:53 disse...

Interessante... penso que devemos fazer o que nos faz bem. Eu não gosto de Dukan mas faço Atkins que tbm é mto condenada rsrsrs. Me faz bem e pronto. Outras pessoas conseguem R.A., ótimo! O que interessa é a saúde *-*
Desejo sucesso

Ingrid Lovatelli on 29 de março de 2015 às 09:09 disse...

Acho que dois dias é muito pouco para falar dela ;)

Postar um comentário

 

Força, Vê! ;) Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | criar instagram Vector by Artshare